E enfim a tecnologia segue sua revolução… Há 2 anos a CNH Digital começou a ser usada no Brasil. 

Desde o final de 2017 foi oficializado o uso da CNH Digital, também chamada de CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica). Goiás foi o primeiro Estado do Brasil a adotá-la. A partir 2018 já era comum em todo o país.

Válida em todo território nacional, a CNH Digital é um documento oficial, tendo sido inclusive aprovado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para uso no check-in de voos nacionais.

A maior vantagem da CNH Digital é que, estando com o celular carregado, você estará sempre com ela, sem a necessidade de conexão com a internet para acessá-la. Mas atenção, segundo o Denatran, para o primeiro acesso é necessária a conexão com a internet; depois fica disponível offline. Além da CNH-e já está em uso o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital). Os documentos na versão eletrônica possuem a mesma aplicabilidade dos impressos.

Para ter acesso a CNH-e é preciso que sua versão impressa esteja atualizada com o QR Code no verso do documento. Caso a sua não tenha, é preciso atualizar, mas, você pode esperar para fazer isso na data da renovação. Vale ressaltar que qualquer um pode ter acesso e solicitar a versão eletrônica, inclusive quem está com a CNH provisória.

Basicamente basta baixar o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, que é gratuito. Desenvolvido pelo SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados para o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, o APP está disponível para smartphones na Apple Store e no Google Play.

É importante reforçar que, físico ou digital, impresso ou eletrônico ambos possuem o mesmo valor legal. A obrigatoriedade se dá quanto ao fato de dirigir com o documento, independe do formato.

Vantagens da CNH Digital

  • Facilita a integração das informações entre os órgãos públicos
  • Auxilia no compartilhamento de informações com a possibilidade de exportar em formato PDF, com valor legal, no padrão da ICP-Brasil.
  • Mais segura. Em caso de roubo ou furto do celular os dados da CNH-e não estarão disponíveis pois é necessário digital o código do PIN para acessar o documento. Vale destacar aqui que neste caso o condutor deve avisar o Denatran do ocorrido para que o órgão bloqueie a CNH Digital.

Aplicativo da CNH Digital – Novas Possibilidades

Com o aplicativo da CNH-e o condutor será notificado, pelo celular, sobre recall do veículo – quando houver. Além disso o APP permite consultas sobre infrações e avisa com 30 dias de antecedência sobre a data de vencimento da CNH. Para 2020 está previsto a possibilidade de pagar multas pelo APP com até 40% de desconto. Vamos aguardar!

Atenção!

Se você optar por andar somente com a CNH Digital, certifique-se de manter o celular sempre com bateria, pois, caso pare em uma blitz e não consiga apresentar o documento será autuado. A pena para quem anda sem o documento tem característica leve, perde 3 pontos, multa e o veículo fica apreendido até que alguém habilitado e com documento chegue para te “socorrer”. Já no caso de quem dirige sem ser habilitado a infração é gravíssima e o valor da multa chega a quase R$ 300.

Como Emitir e Validar a CNH Digital

Para emitir sua CNH Digital você deve ter a versão impressa com QR Code no verso e se cadastrar no Denatran. Para isso:

  • Baixe o aplicativo CDT
  • Faça o cadastro no aplicativo
  • Clique no link “ativar” para confirmar o cadastro
  • Faça o login no APP e clique em “adicionar documento”
  • Selecione a opção “pelo celular” e entre “com certificado digital”*
  • Para ler o QR Code (que fica no verso da sua CNH impressa), use a câmera do telefone¹.
  • Por fim, registre o número do seu telefone celular. Feito, sua CNH-e estará pronta!

Informações Importantes:

Será preciso criar uma senha – o código PIN que será usado sempre que você precisar acessar documento eletrônico.

*Caso você não tenha o certificado digital você deverá de ir pessoalmente até o Detran para obtê-lo.

¹Após fazer a leitura do QR Code será necessário fazer “a prova de vida”. É um teste feito pela câmera do celular que consiste em fazer movimentos com o rosto, como por exemplo, piscar os olhos alternadamente.

Cadastro no Denatran

No site do Denatran, clique em “Cadastro” e preencha o formulário. Na sequência você receberá um e-mail de confirmação para ativar o cadastro. Confirme clicando no link que estará no e-mail. Então volte ao site do Denatran e faça o login; para isso será solicitado seu CPF e a senha que você criou.

  • Na opção “Usuários” clique em “Meus dados” para completar o cadastro inserindo o número da sua CNH, seu celular e o número de segurança da CNH. Clique em CNH Digital – Ativação – Código de Ativação.

Por fim, baixe o APP no seu celular. Após instalação do APP digite seu CPF e a senha (que você cadastrou no site do Denatran) e, em seguida o código ativação. Para concluir, informe o PIN e a CNH deve aparecer na tela. O PIN será usado todas as vezes que você precisar acessar a CNH-e.

Esse conteúdo foi importante pra você? Esperamos que sim! Deixe sugestões nos comentários e nos ajude a construir materiais cada vez mais relevantes.

Relacionados

Conheça nosso ecommerce

Acessar