As chuvas estão chegando com forte intensidade. Dirigir nessas condições é um perigo. Veja dicas de acessórios e direção defensiva. Preserve a sua vida!

O período de seca está indo embora. A intensidade das chuvas está chegando cada vez com mais força. Apesar de, na maior parte dos casos, ser uma “pancada” passageira, causam grandes estragos. Dirigir nessas condições é um perigo para motoristas, no caso dos motociclistas, o risco é ainda maior.

Sabemos que, para os motociclistas, andar na chuva não é uma opção de aventura e sim uma necessidade. Porém, todos sabem também que as chuvas deixam a visibilidade do motociclista completamente prejudicada. Por isso, se seu capacete é aberto, é imprescindível o uso do óculos de proteção para conseguir seguir viagem ou chegar a um local protegido; caso a chuva pegue você no meio do caminho. Afinal, desviar de objetos, buracos ou ainda de uma situação de aquaplanagem é complicado nessas condições sem o acessório ou equipamento adequado.

Direção Defensiva

Nessa época do ano consultar a previsão do tempo é sempre uma ação preventiva. Assim, sendo inevitável a saída mesmo sabendo que vai chover, ter uma capa de chuva e uma luva impermeável na mochila será a alternativa para se proteger e cumprir a missão do dia.

Outros aspectos que contribuem para chegar ao fim do dia sem imprevistos nessas condições são

  • Redobrar a atenção;
  • Manter o farol sempre ligado;
  • Manter ainda mais a distância;
  • Reduzir a velocidade e evitar ultrapassagens;
  • Estar com a manutenção da moto em dia, principalmente os pneus;
  • Usar os acessórios adequados para se proteger e minimizar os impactos;
  • Estabelecer a comunicação no trânsito com o uso da seta e buzina (sempre que necessário);

Atenção aos Pneus

Ainda que esteja zerado, calibrado e perfeito para as condições adversas, acelerar ou manobrar sob faixas e pinturas no asfalto é um risco; a aderência do pneu fica prejudicada por causa da tinta, então, é bom tomar esse cuidado, principalmente na chuva.

  • Independente da marca, o modelo deve ser original ou recomendado pelo fabricante.
  • Isso significa dizer também que é preciso usar um pneu da medida certa. Em dias de chuvas, fortes ou não, esse fator vai fazer grande diferença; tanto na segurança quando na dirigibilidade como na economia de freios e combustível. Se você quer um bom desempenho da sua moto, siga as instruções das montadoras.
  • Pressão! Calibrar com a libra correta é o mínimo esperado de um bom conhecedor das duas rodas. O piso molhado interfere diretamente no equilíbrio e controle da moto. Se o pneu estiver com a calibragem errada isso se potencializa. Para saber qual é o ideal, adivinhe? Veja o que o fabricante recomenda.

Tendo esses cuidados você estará evitando acidentes e preservando vidas; inclusive a sua! Se precisar de uma consultoria, entre em contato que os mecânicos da Rafa Motos têm ótimas dicas e histórias de “moto e chuva” pra contar!

Relacionados

Conheça nosso ecommerce

Acessar