Ele é um item obrigatório e, mais do que isso, garante a segurança do motociclista. Porém, existem diferentes modelos no mercado. E para não errar na escolha é importante buscar conhecimento e estar atento a alguns detalhes. Por isso, fique ligado nas nossas dicas e aprenda a escolher o capacete adequado para você.

capacete

Qual é o seu estilo?

Existem diferentes estilos de motos: as urbanas, para quem usa a moto nas atividades diárias; de passeio, para aqueles costumam sair somente aos finais de semana ou ainda as de modalidades esportivas como motocross, rally, enduro e outras. Ou seja, o primeiro passo para a escolha do capacete ideal, é identificar o tipo de motociclista que você é.

Off road

Os capacetes off road são os usados por esportistas. Ou seja, tem um design específico, desenvolvido especialmente para competições. Entre as principais características estão uma abertura frontal maior para permitir uma melhor visualização e ventilação ao piloto. Além disso, possuem uma queixeira mais alongada, dando uma maior proteção contra quedas e uma aba para proteger contra o sol.

On road

São os capacetes desenvolvidos para motociclistas que circulam tanto na cidade quanto nas rodovias. Existem diversos tipos e modelos.

  • Integrais: envolve toda a cabeça do motociclista, por isso, é o modelo mais seguro e indicado.
  • Modulares: possui uma queixeira flexível, ou seja, acoplada a viseira, possibilitando que ela possa ser levantada quando o motociclista não estiver em movimento. Oferece menor proteção, porém pode ser bastante útil para quem precisa realizar diversas paradas rápidas.
  • Mistos: é semelhante ao modular, porém, a diferença é que a queixeira não pode ser levantada e sim retirada. Dando ao condutor a opção de andar com ou sem ela.
  • Abertos: é o modelo que oferece menos segurança, apesar de ser o mais ventilado. Nesse caso, não há queixeira e em alguns casos também não acompanha viseira. Esse último item deve ser comprado separadamente.


O que um bom capacete deve ter?

Depois de definir o modelo, o próximo passo é saber quais são os itens indispensáveis para um bom capacete. O primeiro deles é o certificado do INMETRO, que é a garantia de que o produto foi testado e aprovado em testes de segurança e durabilidade.

Além disso, fique atento a detalhes como:

  • Material do capacete: Dê preferência àqueles que são leves e resistentes, como fibra de carbono, assim como a fibra de vidro ou ABS;
  • Tamanho ideal: O capacete não pode ficar largo e nem apertado demais. Meça a circunferência da sua cabeça e experimente alguns modelos para saber qual é o tamanho certo para você;
  • Sistema de ventilação: Além de permitir uma melhor aerodinâmica e uma boa circulação de ar, aliviando o calor, ele impede que a viseira fique embaçada;
  • Forros antibactericida e antialérgicos: Eles são sempre bem-vindos. Além disso, opte por modelos em que essa peça seja removível. Assim você consegue mantê-lo sempre limpo e garantir que ele dure por mais tempo;
  • Uma viseira de qualidade: Ela deve ser de material resistente para proteger os olhos do motociclista e não interferir na boa visualização.

E aí? Já sabe qual é o modelo de capacete adequado para você? Então acesse a nossa loja virtual e escolha o seu! A Rafa Motos é especializada em manutenção, acessórios e revenda de motos.

Relacionados

Conheça nosso ecommerce

Acessar